Título especializado em vinho e gastronomia da Essência Company, editado mensalmente desde 1989.
VINHO E GEOPOLÍTICA: QUANDO O BRINDE É AMARGO
NESTA EDIÇÃO COM A REVISTA DE VINHOS! • Lote das castas tintas Castelão e Pinot Noir e da branca Fernão Pires, surge um vinho co-fermentado em curtimenta durante cinco dias, com final de fermentação em inox, que exprime a influência atlântica da região e dos solos argilo-calcários destas vinhas instaladas em Ventosa, Torres Vedras.
VINHO DE CAPA
ASTÚRIAS • O renascimento de um vinho histórico
Por que devemos estar interessados nas novas regiões • Numa época em que muitas publicações sobre vinhos permitem que a política editorial se concentre em regiões dispostas a fornecer suporte de marketing, é fundamental a independência dessa mentalidade de "pagar para jogar".
Guias • Um defeito dos guias é a falta de flexibilidade. Parece que ter três estrelas, ou três sóis, é um reconhecimento para toda a vida. E não deveria ser.
Domingos Soares Franco • Já sinto um certo vazio. Mas, os espíritos livres como Domingos Soares Franco não merecem lamúrias; pelo contrário, merecem que lhe agradeçamos por tudo o que fez pelos vinhos portugueses.
VINHO FORA DA CAPA
Alentejo requintado e fresco • Para lá dos erros de interpretação ou mesmo confusão a que a casta Verdelho sempre esteve sujeita, o certo é que oferece vinhos como poucos, de enorme frescura e aptidão gastronómica.
Nobre tintureira Alicante Bouschet • A casta Alicante Bouschet já deu bastas mostras da sua aculturação aos solos lusos, nomeadamente do Alentejo. Com este vinho, a Ravasqueira – hoje WineStone – confirma-o.
ALTAMENTE RECOMENDADOS • Vinhos de patamar superior e excelente, que revelam terroir e têm aptidão de garrafeira. Pode também encontrá-los online em vinha.pt
Boas Compras • Prazer garantido a bom preço. Respeitam orçamentos, mostram boa qualidade e são de fácil acesso. Pode também encontrá-los online em vinha.pt
LUÍS Sequeira • Como a Revista de Vinhos havia já anunciado online em primeira mão, Luís Sequeira será o próximo presidente da direção da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), sucedendo no cargo a Francisco Mateus. Luís Sequeira é licenciado, mestre e doutorado em Gestão, com um amplo percurso no setor vitivinícola, que começou em 1993 na Adega Cooperativa da Covilhã e passagem pela A. A. Cálem como diretor comercial e de marketing. Em 2001, integrou a The Fladgate Partnership, onde, entre outras funções, foi administrador da Heritage Wines. Não esqueceu a academia, lecionando no Instituto Superior de Gestão (ISG) em Lisboa e na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica.
MONVEDRO
BALANÇA COMERCIAL • Os números também contam histórias sobre o mundo do vinho.
A NOVA VIDA DO “VINHO DOS POBRES” • Na história que se segue, vai encontrar sidras, produção histórica de maçãs, recuperação de paisagem, processos legislativos das regiões autónomas e tendências alimentares dos novos tempos. Parece difícil unir temas tão diversos mas a Revista de Vinhos encontrou a fórmula: chama-se Quinta da Moscadinha e produz atualmente algumas das mais interessantes sidras portuguesas, incluindo fortificadas.
AJUDA, SENHORES! • A agricultura mundial, mas sobretudo a europeia, debatem-se fortemente com o défice de mãode-obra. O problema agrava-se nas regiões particularmente difíceis, como por exemplo o Douro, onde a viticultura de montanha, ainda que de alguma forma domesticada pelo Homem, continua a apresentar desafios grandes. A pensar nisso, o RoMoVi é um pequeno robô que promete ser um aliado do trabalhador agrícola num conjunto muito alargado de tarefas.
THOMAS HEATHERWICK • Localizada no coração da zona rural de Hampshire, ao...